
E O VIOLA DE BOLSO NA COLÔNIA
A comunidade tradicional conhecida como ‘Colônia ‘, tratada também como uma vila, se localiza na zona campesina do município de Eunápolis.
A comunidade atualmente passa pelo fenômeno conhecido como “gentrificação”, que, em resumo, é a pressão sofrida pela invasão de bairros ricos, resultado da expansão imobiliária urbana de Eunápolis, situando o lugar tradicional de zona rural, em zona fronteiriça. a fronteira é, por si só, lugar de conflito, porque exige decisão onde não há talvez, mais saídas, ou as alternativas se mostram supostamente, como tábuas de salvação.
No caso da comunidade da Colônia, ela tem uma afirmação histórica de pertencimento, em que pese a sua fragilidade enquanto comunidade organizada, para dar respostas ao que vem ocorrendo.
Imagine aí, a situação de risco, fragilidade e expectativa que vive a sua população. É nesse contexto que estamos nós, o Espaço cultural Viola de Bolso, estendendo as mãos no fazer crítico e criativo, como deve ser e é, a Cultura viva comunitária.
@secultba @culturavivacomunitariaok

Deixe um comentário