Entre os meses de novembro e dezembro de 2024, iremos realizar uma série de estudos temáticos, a fim de subsidiar o planejamento do Viola de Bolso para 2025.
A gente começa dia 09 de novembro/24, sábado, das 9h às 16h, no Espaço Cultural do Viola de Bolso, Rua Profª Maria Bernadete, 241, Colônia Eunápolis.
Viola de Bolso apresenta,
1ª Vivência, com o tema: As Culturas são sementes, a ação do Viola de Bolso e a Pedagogia Griô, com mediação de Sumário Santana
Cultura Viva Comunitária
O projeto “As culturas são sementes” versa sobre os diferentes diálogos do Viola de Bolso com as comunidades onde atua, a partir de seus referenciais teóricos, resultado da sua caminhada, realizado pelos seus ativistas culturais, e que nesse projeto se exterioriza em forma de encontros sensitivos, musicais, estéticos, poéticos e políticos. O referencial pedagógico é a Pedagogia Griô, a sua ação prática e o processo coletivo de criação cultural que envolve todos nós.
Vale lembrar que desde 2017 o Viola atua com a Pedagogia Griô, tendo participado de diversos encontros formativos, seja em Eunápolis ou em Lençóis, além da formação EAD que estivemos presentes. Portanto, o encontro nos reconecta com essa experiência já vivenciada por muito de nós e ao mesmo tempo, oportuniza que os demais, entre nesse círculo de encantamento e cidadania cultural.
A proposta do Viola de Bolso é fortalecer ainda mais a prática da Ação Griô em nossa metodologia de trabalho de forma contínua e, com isso, mediar ou constituir grupos de estudos, de educadores ou coletivos culturais na Costa do descobrimento, que tenham interesse em atuar com e sobre a pedagogia Griô.
As Culturas são sementes é a expressão poética da ação cultural do Viola de Bolso ao longo desses anos, termo que traduz o seu planejamento, seu foco de atuação e a sua perspectiva de multiplicação das práticas de educação e formação cultural, da apropriação dos conceitos de direitos culturais e da defesa da democracia e da cidadania cultural.
A Pedagogia Griô é uma pedagogia criada pela educadora Lillian Pacheco,a partir da sua prática pedagógica no Grãos de Luz e Griô, Lençóis Bahia.


Deixe um comentário